top of page

A animada Lima - Peru


O que dizer sobre Lima?

Lima é ao mesmo tempo uma cidade agitada, divertida e graciosa.

Ao chegar em Lima, eu cheguei a pensar que estava na China ao me deparar com aquele céu cinza... e o trânsito? Ahhh, o trânsito de Lima é uma loucura. Eu só havia ouvido relatos sobre o trânsito ser agitado desse jeito onde? Na China.

No Peru não há taxímetro, ou seja, as corridas de taxi são negociáveis. Como a oferta de táxis é grande, você pode fazer uma pesquisa de preço e conseguir rapidamente um preço inferior à sua primeira proposta. O valor da corrida de táxi Aeroporto-Lima é tabelado em 60 Pen (a moeda local) e os taxis aceitam dólar, aí a cotação é negociável. Além de tudo, há sempre a opção do Easy Taxi ou do Uber (o qual o valor é calculado pelo aplicativo).

Não se assuste com a aparência dos taxis, ou da maioria dos carros que trafegam pelas cidades! Decorrente da agitação do trânsito e da maneira como eles dirigem, a maioria dos carros são batidos.

Se tiver algum horário marcado, saia com antecedência, apesar das distâncias serem curtas, o congestionamento é grande.

Eu peguei um taxi para um compromisso e acrescentei uns 30 min para ir ao compromisso com folga, eu acredito que eu nunca entrei em um taxi tão agitado na minha vida:

- O taxista não acreditava e por consequência não obedecia a rota do google maps, o taxista informava que se seguisse aquela rota iria pegar um congestionamento maior e, trocava a rota, o google maps recalculava, permaneceu durante 30 min informando que faltava 29 minutos para o destino final, ou seja, se tornou um círculo vicioso.

- Para furar o congestionamento, o taxista mandou uma contramão e deu de cara com um ônibus. O ônibus estava parado, pois vários carros estavam indo na direção do ônibus. Então, o taxista subiu na calçada do outro lado, saiu atrás do ônibus, continuou na contramão, fez isso mais uma vez, voltou para a fila de carros na mão correta e disse: economizamos tempo.

- A cada rua que conseguia entrar o taxista se benzia e repetia sempre que queria a nossa segurança para que tenhamos uma excelente visão do país. E, consegui chegar ao compromisso na hora corretinha! Ou seja, com emoção, mas pontual!

Os guardas de trânsito estão sempre tentando organizar o trânsito com um apito constante e, os táxis sempre buzinando para tentar pegar algum passageiro, portanto não ser que esteja acostumado a dirigir sobre pressão, se possível, evite alugar carro para dirigir em Lima.

Outro fato de direção que achei muito engraçado, foi que fomos entrar em alguma rua, e tinha um taxi que fez a curva nessa mesma rua e parou, assim, parou mesmo, como se tivesse fazendo a curva e o carro morresse e ele ficasse ali, meditando... rs... então o nosso taxista buzinou (para variar um pouquinho) e “pediu” para ele sair. Digamos que o taxista ficou um pouquinho “irritado”, mas retirou o carro dali.

Se o hotel que você estiver hospedado, oferecer traslado para o aeroporto, é uma opção mais tranquila de ir até o aeroporto, os carros dos hotéis costumam ser mais conservados e o valor é tabelado!

O que fazer?

Eu fiquei em Miraflores que é um dos bairros mais turísticos e seguros de Lima e, como eu fiquei somente 02 dias inteiros eu passeei ali mesmo pelas redondezas! As ruas de Miraflores são tranquilas, bem limpas e têm até umas jardineiras bem no alto de alguns postes! É possível fazer alguns passeios e comprinhas a pé e você vê bastante policiamento nas ruas.

Larcomar

* Larcomar *

Em Miraflores há o Centro Comercial Larcomar que é um shopping a céu aberto que fica à beira das falésias de Lima e conta com vários restaurantes e mirantes com uma vista deslumbrante para as Praias de Lima. É uma excelente pedida tanto para se fazer uma refeição, pois há restaurantes de diferentes tipos de comida, quanto para quem está procurando somente relaxar e curtir um visual incrível!

A partir do shopping Larcomar eu fui caminhando à direita por um calçadão bem tranquilo, observando a vista das praias até o Parque Intihhuatana que é um parque pequeno com um lindo jardim.

Continuando a caminhada, passei pela Puente Villena Rey até chegar ao Parque Del Amor! Este parque é muito bem conservado, tem uma escultura de um casal se beijando e é cerceado por um “muro” artístico com lindos dizeres amorosos no qual vários casais apaixonados aproveitam o clima romântico do parque e contemplam o Mar e o Amar.

Do Parque Del Amor eu desci até a Playa Makaha. Para ir até as praias, há uma escadaria por debaixo da Puente Villena Rey em que se observa os detalhes da divisão feita em flores entre as 02 pistas da ponte, bem criativo e cuidadoso.

Chegando à praia percebi que grande parte de onde eu acreditava que seria a areia para os banhistas deitarem, na realidade eram pedras e que, os banhistas estavam deitados relaxando sobre as pedras normalmente, sem qualquer toalha, canga ou algo similar. Fiz o teste e fiquei lá deitada apreciando o céu e o mar e as pedras até massageiam as costas... rs ...

Esse passeio é muito agradável e vale a pena tirar uma tarde para fazê-lo, principalmente se você tiver a sorte de conseguir apreciar durante alguns minutos o pôr-do-sol alaranjado em meio ao céu cinzento de Lima, assim como eu consegui ver. Simplesmente sensacional!

* Mercado de las Artesanias *

Outro lugar para se visitar em Miraflores é o Mercado de las Artesanias, conhecido como Mercado Inca, trata-se de vários centros comerciais concentrado na Av. Petit Thouars que conta com diversas lojinhas de produtos locais, artesanais e artigos em prata. Todas as lojinhas vendem praticamente o mesmo produto, então sempre é bom pesquisar e negociar antes de comprar, pois é muito fácil encontrar promoções de alguns produtos e, eles sempre reduzem os valores, principalmente se for pagar na moeda local.

*Parque Kennedy *

Bem pertinho do Mercado de las Artesanias localiza-se o Parque Kennedy ou Parque Central, eu particularmente não gostei muito desse parque, é um parque pequeno e todos os locais falavam que lá é o parque conhecido pelo local em que os gatos fazem as necessidades, e eu pude constatar que realmente tinham bastante gatos no local.

Mas nesse parque tem uma estátua de um Torito de Pucará e, é claro que eu tirei foto ao lado dela né! O Torito de Pucará é utilizado como símbolo de sorte, prosperidade e proteção e utilizado em casa para que se proteja os lugares e a família, então tirando foto logo com um Torito gigante, posso garantir uma mega proteção!

*Calle de Las Pizzas *

À noite eu aproveitei para ir à Calle de Las Pizzas! É uma rua com vários restaurantes mais informais e descontraídos e fica movimentado até em dia de semana... olha que eu fui em uma segunda-feira e, pode acreditar, tinham restaurantes com bastante gente.... Há também alguns restaurantes que têm música como se fossem um club na parte de dentro e algumas pessoas ficam na rua lhe convidando para entrar.... Não estava cheio, mas era apenas uma segunda-feira!

Enjoy Miraflores! Enjoy Lima!

Pôr do Sol no Larcomar

POSTS RECENTES:
bottom of page